top of page
  • Foto do escritorJefferson W. Santos | Ad Astra

Maternidade: Sabedoria e GESTÃO.




Convido à uma digressão, a um olhar diferenciado, sobre uma atividade doméstica singela.

As mães irão se surpreender com o grau de complexidade dessa “missão” e o volume de atos e de processos envolvidos na atividade a ser gerenciada que é a preparação de uma mamadeira para o bebê.

  • Aproveito a oportunidade para relembrar às mães que executam atividades básicas administrativas (back office) ou de apoio à produção de um bem ou de um serviço em qualquer tipo de empresa suas NATAS COMPETÊNCIAS para LIDAR COM COMPLEXIDADES dos ambientes internos ou externos e ENTREGAR O PRODUTO da forma com a qual o seu cliente (O BEBÊ) pediu ou demandou.

Como tive ampla experiência como gestor operacional e administrativo, além de experiência como operador logístico em apoio às atividades aéreas além, ainda, de muito tempo participando ou liderando processos administrativos em âmbito ministerial, bem como planejamento e execução de atividades de ensino, posso afirmar que gerenciar um lar é um excepcional desafio que é levado a bom termo, de forma natural, por qualquer mulher, sendo ou não uma mãe.


Então, tendo-se a GESTÃO como atividade que é conduzida por intermédio de processos e de atos interligados com o objetivo final, apresento uma análise estratégica sobre a atividade de alimentar um bebê pela ótica do PDCA e do 5W2H que são ferramentas consagradas na Gestão.

  • PDCA: Planejamento (P-Plan), Execução (D-Do), Controle (C-Check) e Correção A-Act).

  • 5W2H:

  • What (O que deve ser feito); Why (Porque deve ser feito); Who (Quem fará – Quem será o beneficiado (O cliente)); Where (Onde será feito); When (Quando será feito); How (Como será feito) e How Much (O Custo de fazer).

O bebê chora, a mãe inicia sua atividade de GESTÃO para Alimentar a criança.

O bebê apresentou uma demanda e a mãe inicia o processo de elaboração e de entrega da demanda do bebê, aquilo que irá “sanar a dor” do bebê ou resolver seu problema.

Essa atividade de GESTÃO será composta por processos que, por sua vez, são conjuntos de atos interligados entre si.


Então, dissecando a ATIVIDADE de Gestão:


- A mãe inicia o PLANEJAMENTO de toda a atividade;

- Instintivamente, nesta fase de Planejamento, ela se utiliza da metodologia (ferramenta) 5W2H percorrendo um INVENTÁRIO de recursos e de competências:

What: O que deve ser feito? Alimentar o bebê;

Why: Por que deve ser feito? Para saciar e alimentar o bebê;

Who: Quem fará? A mãe do bebê. Quem é o cliente? O bebê;

Where: Onde será feito? O produto (a mamadeira) será ELABORADA na cozinha e o produto ENTREGUE no quarto;

When: Quando será elaborado e entregue? No menor prazo possível e seguro;

How: Como será feito?

O Conhecimento para fazer: A mãe já possui;

Os Recursos para preparar: A mãe já possui, mas irá conferir se estão adequados, se os insumos alimentícios estão dentro do prazo de validade e se não apresentam fungos ou manchas ou bolores ou qualquer outro elemento que possa pôr em risco a saúde do bebê; se os insumos logísticos estão adequados e seguros para uso: gás para cozimento; água para preparação da mamadeira; energia elétrica para o fogão ou para iluminação ou para a refrigeração dos insumos alimentícios etc.;

Os Métodos que irá empregar: o preparo da mamadeira no fogão, nas vasilhas, na mamadeira; a verificação disponibilidade e da qualidade da água e dos insumos alimentícios, a busca de alternativas caso alguns dos insumos ou das ferramentas e utensílios de preparo não estejam adequados ao uso;

A avaliação do ambiente: se a cozinha está preparada, limpa e segura e se o quarto do bebê está limpo e seguro para amamentar o bebê;

A avaliação da ambiência: Se há iluminação e ventilação adequadas na cozinha para o preparo da mamadeira. Se há iluminação, ventilação e se a temperatura do quarto onde o bebê se encontra estão adequadas e seguras; e

O tempo para elaboração e amamentação estão adequados.

How Much: O custo e a disponibilidade dos insumos alimentícios e logísticos estão adequados e acessíveis.


A EXECUÇÃO (D-Do)

Encerrada a fase do Planejamento, a mãe inicia a EXECUÇÃO: A elaboração (preparação) da mamadeira e a amamentação do bebê.


O CONTROLE (C-Control)

Ao longo da execução dos ATOS e dos PROCESSOS de elaboração e de entrega da mamadeira, a mãe irá conferir (CONTROLAR - de acordo com seus parâmetros -experiência- ou qualquer outra métrica (ou KPI) que queira empregar) se seu conhecimento é adequado e pertinente, se os recursos estão adequados e seguros para a elaboração, se os métodos de elaboração são pertinentes e adequados.


A CORREÇÃO (A-Act)

Caso qualquer dos itens ou fatores acima descritos não estiverem em conformidade, ela de imediato, inicia a CORREÇÃO (Act) pertinente.


Após a ENTREGA (amamentação) do produto (mamadeira) a mãe, ainda instintivamente, inicia o PÓS-VENDA:

- Verificará se o bebê arrotou, se o bebê se sente saciado e confortável. Ela vai um pouco mais além para prolongar a experiência do cliente com o produto entregue: fará o asseio e a troca de fralda ou de roupa do cliente caso ele tenha defecado.


Encerramos um ciclo descritivo de uma atividade que foi GERENCIADA com sapiência consuetudinária, mas que abriga um elevado grau de complexidade devido, inclusive, a mais absoluta e irrefragável condição de vulnerabilidade do cliente finalístico: o bebê. Ele não tem como reclamar ou ligar para a ouvidoria da empresa, ele DEPENDE EXCLUSIVAMENTE do PROVEDOR do BEM ou do SERVIÇO, sua mãe.

Espero ter agregado valor positivo com este artigo, incitando as mães a terem um novo olhar sobre suas naturais, mas sobejas competências.

Sucesso em suas atividades.

Visite o canal no Youtube: PAPO DE CAFEZINHO

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DECISÃO

Comentários


bottom of page