top of page
  • Foto do escritorJefferson W. Santos | Ad Astra

A Gestão de Riscos Organizacionais

Atualizado: 7 de jul.



Por que se preocupar com o RISCO organizacional?


Porque é uma situação que ocorre com regularidade e frequência no âmbito das organizações e das empresas.


O RISCO pode variar em um incidente que resulta numa mera troca de mobília ou de equipamento até sinistros com perdas de vidas ou de patrimônio.


O RISCO torna ambientes seguros em inseguros podendo até interditá-los.


O RISCO torna operações produtivas ou financeiras de absolutamente seguras até atingir condições que quebram da empresa.


Ele pode estar presente não só em áreas de construção, de produção, de armazenagem, oficinas etc. mas também em ligações elétricas ou hidráulicas, em posicionamento inadequado de equipamentos em consultórios, laboratórios, escritórios, auditórios ou em recintos fechados de prédios ou de casas com uso comercial.


A presença do RISCO não é exclusiva em áreas de atividades operacionais. Portanto, o treinamento dos funcionários em qualquer nível de atuação torna-se essencial para identificar e iniciar ações proativas e preventivas.


O RISCO existe em forma latente. Mesmo profissionais experientes em algumas atividades podem não o enxergar em circunstâncias não diretamente ligadas à sua área de atuação ou de expertise.


Esta atividade é voltada para treinar funcionários e líderes a identificar e agir preventivamente para a eliminação de RISCOS e a mitigação após a ocorrência de uma PERDA.


A proposta deste treinamento não a de utilizar tabelas, fórmulas ou demais ferramentas similares pois não serão ensinadas. Ao contrário, o foco é a ação preventiva, assertiva e proativa.

A proposta deste treinamento não é a de utilizar tabelas, fórmulas ou demais ferramentas similares. não serão ensinadas. Ao contrário, o foco é a ação preventiva, assertiva e proativa, sem a necessidade de reuniões de avaliações anteriores para se quantificar ou qualificar o risco. É a prática comum, no dia a dia, da postura de prevenção ao risco a ser adotada por todos os membros de uma organização (empresa).


Este treinamento gerencial orienta qualquer funcionário a identificar, na prática de exemplos, a origem do RISCO e os eventuais impactos que ele causará.


Sou Jefferson Wanderley dos Santos, administrador, piloto militar e civil aposentado e professor. Tenho experiência funcional em lideranças de equipes em oficinas de aviões, automotivas, armazéns de carga aérea e em escritórios de planejamento de apoio às atividades aéreas.


Minha experiência funcional é a de piloto militar e civil por mais de trinta anos. Possuo experiência na prevenção e na investigação de acidentes aeronáuticos e de trabalho.


Abordarei a Gestão Preventiva do RISCO por intermédio da identificação proativa no ambiente de trabalho.


Serão identificados os tipos de RISCO aos quais as organizações estão suscetíveis de desenvolver em suas atividades permitindo sua propagação.


Usarei como referência modelos aplicados na prevenção de acidentes aeronáuticos:

  • Modelo SHELL;

  • Modelo REASON; e

  • Modelo BOWTIE.

 

O modelo SHELL avalia na relação entre pessoas e fatores organizacionais as possibilidades de surgimento de atritos para o surgimento do RISCO.




O modelo REASON identifica os focos do RISCO nos níveis individuais, em equipes, nos níveis setores de trabalho e nos organizacionais e as formas pelas quais as barreiras organizacionais são penetradas por eventos adversos por intermédio dos quais o RISCO se propaga e evolui para a PERDA ou ACIDENTE.

 




O modelo BOWTIE orienta a execução de ações preventivas e investigativas na ocorrência de um evento adverso deflagrado pelo RISCO.    




 

PROPOSTA: Palestra com 02 horas de duração complementada por um WORKSHOP com exercícios construídos a partir de minha experiência vivenciada em oficinas (veiculares e de aviões), em armazém de carga aérea e em setores administrativos.


Por intermédio de exercícios de simulação será enfatizada a integração das equipes com os demais setores para ajudar na solução preventiva e proposição de soluções para eliminação dos riscos latentes.


Aguardo o seu contato:


Jefferson W. Santos CRA 10.106 PE

081971110211


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page