top of page
  • Foto do escritorJefferson W. Santos | Ad Astra

O STROGONOFF dos STRATEGUS

Atualizado: 11 de mar. de 2022


A ideia deste artigo, cujo título visa causar um impacto e suscitar curiosidade, é a de aproximar o conceito de Planejamento Estratégico para as atividades corriqueiras, comuns a todos nós, não só na vida profissional como na vida privada.


PLANEJAR, DECIDIR e AGIR são ações comuns que fazemos sempre.


O estrogonofe é um prato já comum em nossa culinária apesar de ser uma iguaria importada da Rússia, porém simples e rápida de se preparar.


Strategus eram generais da Grécia Antiga que se utilizavam de observações e informações do ambiente externo e avaliavam como estes impactariam, positiva ou negativamente, o desempenho (produtividade) da tropa e do aparato logístico bélico. Aqueles fatores e observações eram a base fundamental para seus Planos de Ação (ataques, fugas, deslocamentos e emprego das tropas e da artilharia, descanso e acampamento, ressuprimento e manutenção de equipamentos e artilharia etc.).


O estrogonofe é um produto elaborado por alguém em uma residência ou local de venda de alimentos prontos (restaurantes, bares, bistrôs etc.). A responsiva (feedback) sobre a qualidade que os clientes dão é imediata.


Escolhi o exemplo de cozinhar por ser uma atividade de PRODUÇÃO (entregar o que o cliente quer, na forma que ele quer, no local que onde ele quer, e no momento que ele deseja). Todavia considero uma residência com suas atividades corriqueiras o melhor e mais genuíno exemplo de EMPRESA ESTRATÉGICA.


O motivo é que absolutamente TODAS as atividades domésticas DEPENDEM de elementos externos para TRANSFORMAR suprimentos em bens ou serviços.


Senão vejamos: A atividade, o PROCESSO de se preparar um estrogonofe sobe a perspectiva do P.D.C.A – PLAN, DO, CHECK, ACT (ferramenta gerencial que melhor personifica o Planejamento Estratégico) requer avaliação da(s):


PLANEJAR (PLAN)

· Quantidade de pessoas que comerão;

· Como e onde serão servidas as degustações;

· Onde e como será preparado;

· Verificação da qualidade e da disponibilidade dos insumos e dos “veículos” de produção (fogão, gás, água, energia etc.);

· Faltando qualquer dos elementos acima, quem preparará buscará a disponibilidade das alternativas;


A EXECUÇÃO (DO) ocorrerá de acordo com os conhecimentos do executor, dos métodos e receitas para se preparar a iguaria, além do tempo necessário para sua conclusão.


O CONTROLE (CHECK) ocorrerá ao longo de todo o processo de elaboração do produto.


Por fim, as CORREÇÕES (ACT) que se fizerem necessárias serão executadas em tempo oportuno, no momento que se fizerem necessárias.


Emoldurando todo esse singelo PROCESSO, o “feedback”, as críticas ou elogios serão imediatos.


Enfim, as características de uma atividade que se escorou em uma avaliação e planejamento estratégicos estiveram presentes.


Portanto, convido você a refletir sobre todas as atividades domésticas ou profissionais que você executa. Avalie o grau de ações estratégicas que você planeja e executa. Procure aperfeiçoar suas técnicas e as empregue.



O sucesso lhe será garantido.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DECISÃO

Comments


bottom of page