top of page
  • Foto do escritorJefferson W. Santos | Ad Astra

ZEUS e ATENAS

Atualizado: 20 de jan.




Zeus e Atenas

Por Jefferson Santos


O presente artigo trata de uma fábula expressando a importância do conhecimento e da ação.


Houve um período em minha carreira no qual liderei cerca de 120 colaboradores em uma Unidade Aérea, no Recife, com muitos desafios e pouquíssimos recursos financeiros que, quando apareciam, ainda assim eram contingenciados, ou seja, os grandes totais eram creditados em parcelas insuficientes para se atender aos complexos desafios organizacionais.


O resultado natural para um cenário restritivo era a desmotivação frente às constantes negativas dos escalões superiores por mais recursos além de uma substancial sobrecarga de trabalho, ocasião na qual esticavam-se os horários de expediente pois tínhamos uma importante missão básica: A prontidão 24h para missões aéreas de busca e de salvamento no litoral da região nordeste do país.


Dessa forma apelei para o "storytelling" para estimular a contribuição e engajamento dos colaboradores.


Segue, abaixo, uma adaptação de outras versões de uma das lendas da mitologia grega.


Zeus e Atenas

"Breves considerações acerca da ação e do conhecimento agregado.

Idéias sem ação morrem antes de nascer”.


A sabedoria dos anciãos gregos era retratada em lendas, que representavam fatos sociais e ensinavam aos cidadãos preciosas lições de vida.


Conta uma das lendas mitológicas que Zeus, senhor do Universo, estava preocupado com o futuro dos homens na Terra, pois eles estavam se afastando de valores básicos de doutrina e cidadania e poderiam, até, perecer frente a um povo belicosamente mais estruturado que viesse dominá-los.


Certa manhã a divindade acordou com uma forte dor de cabeça. Passou o dia sem dela se livrar. A contemplação dos homens na Terra aumentava mais ainda seu martírio. Ao cair da noite, tomou uma espada e em um só golpe abriu a própria cabeça. Dela tirou Atenas (Minerva), a deusa da Guerra, da Ação e das Artes. De imediato, com outro golpe abriu a sua coxa direita e nela guardou a pequenina divindade. Ao amanhecer, retirou a Deusa de seu invólucro, já madura, e a enviou à Terra para liderar os gregos em sua resistência à invasão das colunas romanas.


Desenhei esta interpretação da fábula anos atrás quando chefiei pessoas de grande potencial e talento, todavia bastante dependentes de opiniões superiores para dar consecução às suas ideias.


A presente fábula nos dá uma importante lição: Ideias sem ação morrem antes de nascer.

Atenas era, naquele contexto, uma ideia gerada pela agonia de ver os gregos em completa abulia e ostracismo, amparados em constantes conflitos internos entre as “cidades-Estado”. A gestação da deusa na coxa, que sustenta o movimento da perna, que faz o homem andar, retrata a ação, o movimento para a frente. A solução do problema para Zeus surgiu da contemplação profunda de um problema. A criatividade foi gerada pelo conhecimento do ambiente analisado.


Há ainda um aspecto importante a ser considerado: O conhecimento. A criatividade, o "estalo" ou o "insight" só surgem quando adquirimos o conhecimento acerca da situação.

O ambiente propício para o surgimento de grandes ideias é o conhecimento agregado, seja ele empírico ou científico.


Não há como termos um "estalo" que nos traga a solução de um problema se não tivermos conhecimento acerca de meandros. Sequer descobriremos a melhor receita de um bolo se não soubermos cozinhar. Ademais é puro palpite.


O conhecimento, com embasamento científico, é o suporte para grandes descobertas.

Portanto, crie condições para que grandes soluções criativas sejam comuns em seu dia a dia. Amplie seu autodesenvolvimento, procure se atualizar que as ideias virão... e virão em profusão.


Acredite!! Mas não se esqueça de ousar e colocá-las, com ponderação e maturidade, em prática. Para tanto, não se esqueça de avaliar o contexto e o ambiente nos quais elas serão colocadas em prática.

138 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

DECISÃO

1件のコメント


apafl8
2021年8月01日

Maravilhoso! Obg👏👏👏👏👏

いいね!
bottom of page