top of page

Hotelaria e a NR 01 (Recepção)

  • Foto do escritor: Jefferson W. Santos | Ad Astra
    Jefferson W. Santos | Ad Astra
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
Imagem AI Monica
Imagem AI Monica


Funcionários de recepção de hotéis são profissionais suscetíveis a muitos impactos -até invisíveis- mas que são facilmente detectados por ocasião de auditorias do MTE.


Os principais problemas ocorrem no âmbito ergonômico (NR 17) em função da execução de atividades com postura inadequada devido ao uso prolongado de computadores em mesas ou balcões mal ajustados, levando a dores nas costas e lesões por esforço repetitivo (LER).


Eis um contexto no qual profissionais de Administração -ou correlatos- podem ter muitas oportunidades de diferenciação na carreira.

Também, em função de atenderem diretamente clientes, há os Riscos Psicossociais evidenciados por estresse elevado por lidar com reclamações de hóspedes, pressão por rapidez no atendimento e jornadas longas, especialmente em turnos noturnos.


Como impactos diretos na saúde daqueles funcionários, há a possibilidade de aumento de afastamentos por LER ou problemas psicológicos -como Burnout-.


Também há os impactos de ordem operacional naquele tipo de atividade, tais como a redução da qualidade no atendimento ao cliente devido à fadiga ou insatisfação dos recepcionistas.


Algumas soluções podem ser adotadas, em caráter preventivo às auditorias, tais como:


  • Ajuste Ergonômico com a aquisição e instalação de cadeiras ajustáveis e suportes para monitores, além de balcões com altura adequada.

  • Gerenciamento do Estresse com a implementação de pausas programadas -um enorme desafio principalmente em períodos e horários de pico tais como recepção de ônibus fretados etc.-

  • Para o "Burnout" ou estresse de ordem funcional relacional, buscar oferecer treinamentos sobre gestão de conflitos com hóspedes -aqui a necessidade de contratação de psicólogos organizacionais com as despesas decorrentes-.


"Janelas" de "não conformidades" auditadas pelo MTE são passíveis de existir

Em apenas uma das diversas outras atividades em qualquer hotel, têm-se "janelas" de "não conformidades" facilmente detectada por auditores do MTE com as notificações, prazos exíguos de correção de não conformidades e despesas extraorçamentárias decorrentes.


O cumprimento da NR 01, por ações preventivas, devem constar do Programa de Gestão de Riscos Ocupacionais (PGR), nessas funções, em particular, tais como a realização de uma análise ergonômica do trabalho (AET) para recepcionistas e um plano de ação para riscos psicossociais.


A solução preventiva desses problemas ocorrem A PARTIR de uma refinada Gestão Estratégica que deve incluir não só a execução por parte dos gestores ou supervisores mas, também, a participação dos funcionários diretamente envolvidos.


As exigências da NR 01 tornam-se uma grande oportunidade de um diferencial competitivo nesse segmento de mercado, em particular.

 
 
 

Comentários


©2021 by AD ASTRA pilot

bottom of page